Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia

Data: 24/11/2017
Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia

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O SDEJT DE CHIMBUNILA– , tem sua sede em chimbunila e dispõe de autonomia administrativa e patrimonial. Rege-se pelas orientações emanadas pelo Ministério de Educação, sob ponto de vista da estrutura e funcionalidade pedagógica, incluindo a gestão de direcção

O SDEJT DE CHIMBUNILA está localizado a 28KM da cidade de Lichinga, limitado pelo quatro (04) distritos da província de Niassa  a saber:

Norte- distrito de Majune e Muembe; Sul- distrito de Lichinga, Este- distrito de Ngauma; sudeste- pais vizinho de Malawi.

Criação e funcionamento:

1986 – Direcção Distrital de Educação de Lichinga- sede em Lichinga Cidade;

1987- DDEL, descentralização da sede cidade de lichinga para Chimbunila,

1986 a 1988- Mário André Muquera como Director Distrital,DDE

1989- Luciasse;

1995-1997-  Alberto Venâncio;

1998 – 2003- Dastan Sirajo;

2003 – 2005 – Maria Betânia Detepo;

2006-2008- Henriques Antonio Jumaine;SDEJT

2009 – 2011 – Benedito Buanacaia;

2012 -2013 – Afonso Magona;

2013 – 2014- Belinha Zacarias  Bonomar Mustafa;

2014-2016 – Domingos Eugênio Mandlhate;

2016- Moisés Carlos Peleia. SDEJT.

 

  1. 1.    Visão:
  • Educação um direito e dever de todos , um instrumento inovador,comprometido, formação da geracção vindora, não limitado apenas na educação mas também para cultivar regras de bom comportamento ao próximo e a sociedade em geral;
  • Adquirir a educação cívica, éctica, moral, patriótica, e educação para cultura da paz;
  • Assegurar ou garantir que todas as crianças adquirem as habilidades básicas para comunicar , leitura e escrita, bem como nas áreas de educação física para que estejam preparados nos níveis seguintes;
  • OMINEDHdesponibiliza o fundo as escolas (ADE), que serve como motivação as crianças órfas e sem condiçoes para adquirir vários  materiais  escolares;
  • Alfabetizar e educaros adultos como um direito humano do cidadão, nisto o SDEJT  faz perceber aos educandos  para aprender a ler e escrever combatendo a pobreza e o analfabetismo no seio das suas famílias;

 

  1. 2.    Missão:
  • Definir estratégias metodológicas inovadoras que permitam o desenvolvimento de competências básicas de leitura, escrita e cálculo no nível primário, respeitando as crianças com diferentes Necessidades Educativas Especiais (NEE);
  • Envolver a comunidade no desenho de estratégias de melhoria de qualidade,de ensino aprendizagem mais significativa a própria comunidade;
  • O português como lingua oficial e de instrução;
  • Ensino primário gratuíto;
  • Garantir o ensino extra – escolar (AEA);
  • O ensino secundario geral não gratuito;
  • Oferecer ao cidadaõ para alem do ensino básico, oportunidades diversificadas de progredir ao seu nível acadêmico (ensino secundário geral);
  • Dispomos de instalações próprias e apetrechadas com material didáctico;

 

  1. 3.      Valores:
  • Espansaõ da rede escolar para todos os locais necessitados;
  • Acompanhar, constantemente, através de informações do representante de Gestão de turma (professor) sobre o desempenho
  •  pedagógico do seu educando;Conhecer o horário do educando e revendicar junto da Gestão de Direcção sobre situações anómalas decorrentes.

 

  1. 4.      Objectivos:
  • Melhorar o nível de competência dos alunos no ensino primário; Alfabetização; e Educação de Adultos  e o ensino  secundário geral,   fornecendo serviços educacionais de qualidade;
  • Garantir o desenvolvimento pleno da personalidade das crianças;
  • Realizar aconselhamento psicossocial;
  • Apoiar a escolarização de qualidade para crianças de famílias economicamente, desfavorecidas. (ADE).

 

  1. 5.      Serviços prestados:
  • Ensino primário;
  • Ensino secundário do primeiro Ciclo ( 10ª classe);
  • Alfabetização e Educação de Adultos

 

  1. 6.      Vantagens de aderir nossos serviços:
  • Temos ensino baseado em competências;
  • Métodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno;
  • Taxas de pagamento baixas;
  • Professores com formação psico-pedagógica;

 

  1. 7.     Tempo e hora de atendimento ao publico

O Serviço acima Supracitado  atende o público em geraldas 7:30min atéas 15:30min

 

  1. 8.     Natureza de trabalho:
  • Ligado ao processo de ensino e aprendizagem.