A Provincia

Clima e Temperatura

Data: 18/08/2016
Clima e Temperatura

Clima e Temperatura

O clima desta província é caracterizada por ser tropical frio, resultante da sua situação geográfica.

O clima é o típico da província de Niassa, na qual está incluída a reserva. A temperatura média anual de Cuamba, é de 24 °C, ainda que encontre-se a 500 m de altitude. Na reserva há zonas mais baixas e quentes, em torno dos 200 m. A temporada de chuvas vai de dezembro a abril, oscilando de 18 a 21 semanas nas zonas altas. Nas orlas do lago Niassa caem em torno de 1300 mm de chuva anuais, mas diminuem para o este, e em Cuamba oscilam entre 800 e 1000 mm. O mês mais frio é julho, com temperaturas que podem baixar a 10 °C, enquanto o mais quente é outubro, em que passam de 35 °C ao meio dia e não baixam de 20 °C pela noite.

Principais produções

Algodão, milho, feijão, batata reno, batata-doce, sorgo, madeiras, e pedras semi-preciosas.

Relevo

Sendo uma província situada no interior, ela possui montanhas pintoresca e inédita e a sua vegetação verde. As "arvores de grande porte ao longo das montanhas o que resulta a redução das temperaturas fazendo com que esta mesma seja agricolamente fértil.

Flora e Fauna

A reserva do Niassa que foi feita para protecção dos elefantes a sua diversidade de árvores de várias espécies como o embondeiros, jambire e outros.