Lago Niassa conta com mais uma embarcação de fiscalização pesqueira

Data: 16/08/2018

Metangula (Mocambique), 05 JUL (AIM) – O distrito de Lago, na província do Niassa, na região norte de Moçambique, conta com mais uma embarcação para reforço da fiscalização pesqueira.

Trata-se da embarcação baptizada com o nome “Ngolokolo, que foi inaugurada hoje pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, no âmbito da visita presidencial que realiza desde Sábado ultimo a província do Niassa.
José Ntaia, chefe de Fiscalização na Direção Provincial de Pescas, disse que esta embarcação e' um grande contributo para a cobertura dos 245 quilometros de extensão do Lago.
Já se pode trabalhar com tranquilidade na cobertura da extensão do Lago que vai desde o marco 18 ate Chinde, disse Ntaia.
Segundo a fonte, este e' um grande contributo para resolver o problema de escassez de meios para a fiscalização, tendo em conta que o distrito dispunha apenas de três embarcações pequenas e a quarta hoje inaugurada tem maiores habilidades.
Sobre os conflitos pesqueiros com o vizinho Malawi, Ntaia disse que já há harmonia e foi assinado um memorando sobre a exploração pesqueira no Lago Chiuta.
'O que está-se a fazer e' a promoção dos debates e partilha de informação sobre o uso dos recursos pesqueiros', referiu.
(AIM)