Informação

Mecula

Data: 28/09/2016

Perfil do Distrito de Mecula

1 Breve Caracterização do Distrito

1.1  Localização, Superfície e População

 

O distrito de Panda Macia está situado a Nordeste da província de Niassa, tendo como

limites, a Sul o distrito de Mavago, a Este a província de cabo Delgado, a Norte a Tanzânia e a Oeste o distritos de Marrupa.

A superfície do distrito é de 18.087 km2 e a sua população está estimada em 16 mil

habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional baixíssima de

aproximadamente 1 hab/km2, prevê-se que em 2020 venha a atingir os 20 mil habitantes.

A estrutura etária do distrito reflecte uma relação de dependência económica de 1:1.1, isto é, por cada 10 crianças ou anciões existem 11 pessoas em idade activa. Com uma população jovem (45%, abaixo dos 15 anos), tem um índice de masculinidade de 98% (por cada 100 pessoas do sexo feminino existem 98 do masculino) e uma matriz rural acentuada.

 

1.2 Clima, Relevo e Solos

Climaticamente a região é dominada por climas do tipo semi-árido e sub-húmido seco. A precipitação média anual varia de 800 a 1200 mm, enquanto a evapotranspiração potencial de referência (ETo) está entre os 1300 e 1500 mm.

Em termos da temperatura média durante o período de crescimento das culturas, há regiões cujas temperaturas excedem os 25ºC, embora em geral a temperatura média anual varie entre os 20 e 25ºC. Corresponde ás terras de altitudes compreendidas entre os 200 e 500 metros, de relevo ondulado, interrompido de quando em quando pelas formações rochosas dos “inselbergs”.

Fisiograficamente a área é constituída por uma zona planáltica baixa que, gradualmente

passa para um relevo mais dissecado com encostas mais declivosas intermédias, da zona

subplanáltica de transição para a zona litoral.

Os dambos (ndabo nas línguas locais) são formas especiais dos vales, não sendo exclusivos de uma zona agro-ecológica estão presentes de uma forma considerável na zona. São depressões hidromórficas suaves ou vales extensos, não profundos, sem escoamento de água na forma de uma linha de drenagem ou mesmo leito de rio.

 

1.3 Recursos Naturais

A vegetação do Distrito de Mecula é muito heterogénea. Destacam-se as florestas numa

pequena faixa a sul do distrito e um núcleo constituído por pradarias. As restantes partes do distrito são cobertas por matagais, cuja diversidade é muito variada em função dos níveis de água e tipo de solos.

Na área de florestas, não há exploração madeireira muito intensa, existindo apenas um e

outro caso de derrube de árvores de madeira para confecção de artigos domésticos de uso das famílias singulares, tais como, portas, cadeiras, mesas, etc.

Existem espécies de boa qualidade, incluindo madeira preciosa, nomeadamente: Sândalo Africano e Mbáua (khayaniassica), na região sul em progressão ao Distrito de Marrupa; Jambire (Milletiastuhlmannii), nas proximidades do Distrito de Mavago; Chanfuta(Afzeliaquanzensis), na zona de Gomba junto ao rio Rovuma; Umbila (Pterocarpusangolensis) e Muopo, em quase toda a área do distrito.

Na componente fauna bravia, as espécies predominantes são: Búfalos (Synceruscaffer), leões (Pantheraleo), leopardos (Pantheruspardus) e impalas (Aepicerosmelampus), na região de Lugenda.

Em quase todo o distrito existem Elefantes (Loxodonta africana), ocorrem Changos

(Reduncaarundinum), Cabritos cinzentos (Sylvicapiagrimmia) Zebras (Equusburchelli) Pala-Palas (Hippotragusníger), Javalis (Potamochoerusporcus), Hienas (Crocutacrocuta), Macacos (Primates), Cangas e Cabritos de montanha. No rio Lugenda, há ocorrência de Hipopótamos (Hipotamusamphius) e Crocodilos.

 Ocasionalmente, têm surgido caçadores furtivos procurando troféus de elefantes. As intervenções dos fiscais florestais têm sido difíceis por falta de meios que possam garantir a cobertura das distâncias.

 

1.4 Economia e Serviços

A agricultura é a actividade dominante e envolve quase todos os agregados familiares. De um modo geral, a agricultura é praticada manualmente em pequenas explorações familiares em regime de consociação de culturas com base em variedades locais.

De uma forma generalizada pode-se dizer que a região é caracterizada pela ocorrência de três sistemas de produção agrícola dominantes. O primeiro corresponde à vasta zona

planáltica baixa onde domina a consociação das culturas alimentares, nomeadamente

mandioca/milho/feijões nhemba e boer, como culturas de 1a época (época das chuvas) e a produção de arroz pluvial nos vales dos rios, dambos e partes inferiores dos declives.

O segundo sistema de produção é dominado pela cultura pura de mapira, ocasionalmente consociada com milho e feijão nhemba. As culturas de mexoeira e amendoim podem aparecer em qualquer uma das consociações. A mandioca é a cultura mais importante em termos de área e é cultivada tanto em cultivo simples, como em cultivo consociado com feijão ou amendoim.

O algodão corresponde ao terceiro sistema de produção, e constitui a principal cultura derendimento da região. Os três sistemas de produção agrícola aqui descritos ocorrem em regime de sequeiro.

O distrito de Mecula é extremamente rico em recursos florestais e todas as comunidades

vivem próximas às fontes de lenha. As várias espécies de madeiras nativas de que o distrito dispõe fornecem combustível e material de construção.

A carne de caça e o peixe são componentes importantes da dieta das famílias de Mecula. Os animais mais caçados são antílopes e gazelas. O peixe é pescado nos rios do distrito.

 

1.5 História, Cultura e Sociedade Civil

O Distrito possui um Conselho Consultivo Distrital presidido pelo Administrador Distrital.

No Distrito funcionam 2 Conselhos Consultivos dos Postos Administrativos, presididospelo respectivo Chefe do Posto Administrativo. No seu funcionamento participativo estes envolvem os membros dos 3 Conselhos Consultivos de Localidade.

 

1.6 Demografia

A superfície do distrito3 é de 18.087 km2 e a sua população está estimada em 16 mil

habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional baixíssima de

aproximadamente 1hab/km2, prevê-se que em 2020 venha a atingir os 20 mil habitantes.