Informação

Marrupa

Data: 28/09/2016

Perfil do Distrito de Marupa

Breve Caracterização do Distrito

1.1  Localização, Superfície e População

 

O distrito de Marrupa está localizado no extremo Centro-Leste da Província do Niassa,

confinando a Norte com os distritos de Mecula e Mavago, a Sul com os distritos de Maúa e Nipepe, a Este com o distrito de Balama da Província de Cabo Delgado e a Oeste com o distrito de Majune.

 A superfície do distrito1 é de 17.522 km2 e a sua população está estimada em 63 mil

habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional aproximada de 3.6

hab/km2, prevê-se que o distrito em 2020 venha a atingir os 78 mil habitantes.

 A estrutura etária do distrito reflecte uma relação de dependência económica de 1:1, isto é, por cada 10 crianças ou anciões existem 10 pessoas em idade activa. Com uma população jovem (47%, abaixo dos 15 anos), tem um índice de masculinidade de 96% (por cada 100 pessoas do sexo feminino existem 96 do masculino) e uma taxa de urbanização do distrito é de 15%, concentrada na Vila de Marrupa.

 

1.2 Clima, Relevo e Solos

O distrito de Marrupa tem clima tropical húmido. O carácter tropical é garantido pela

existência de duas estações anuais, sendo uma quente e húmida, entre os meses de Setembro a Março, e a outra fria e seca, entre os meses de Abril a Agosto. A temperatura média anual varia de 22° a 24°C.

A precipitação anual varia de 1000 a 1400mm, podendo atingir os 1600mm. O excesso de chuva tem causado enormes prejuízos à agricultura, que predominantemente é de sequeiro.

A humidade relativa média anual é de 71,1%.

A rede hidrográfica do distrito de Marrupa compreende numerosos rios e pântanos,

destacando-se as seguintes bacias:

Lugenda – que faz limite a Norte com os distritos de Mavago, tem como afluentes o

Lumbuisse, Rereco/Lureco e Lucinge, na sua margem direita;

Messalo – que atravessa o distrito na região Sul, tendo os seguintes afluentes: Rumpurro, que corre em direcção ao Norte, estabelecendo limite com os distritos de Nipepe e Balama.

 

1.3 Recursos Naturais

A vegetação do Distrito de Marrupa é muito heterogénea. Destacam-se as florestas numa pequena faixa a sul do distrito e um núcleo constituído por pradarias, junto ao limite com a Província de Cabo Delgado. As restantes partes do distrito são cobertas por matagais, cuja diversidade é muito variada, em função dos níveis de água e tipo de solos.

Ao longo dos rios pode-se encontrar a floresta de galeria, mas em associações muito pequenas e em número muito reduzido, as quais se notam em solos hidromórficos.

 Na área de florestas, embora não haja exploração madeireira muito intensa, ocorrem anualmente licenciamentos para o exercício dessa actividade. Existem espécies de boa qualidade, incluindo madeira preciosa, nomeadamente: Sândalo Africano e Mbáua (khaya niassica), na região de Nungo, em progressão para o Distrito de Nipepe; Jambire (Milletia stuhlmannii), nas zonas de Cunle, nas proximidades do Distrito de Majune; Chanfuta (Afzelia quanzensis), na zona de Matiquite e Messenguesse, junto ao rio Nivava; Umbila (Pterocarpus angolensis) e Muopo, em quase toda área do distrito.

O Distrito de Marrupa possui uma área de floresta artificial em ensaio, localizada na vila sede do distrito, estabelecida em princípios de 1980, constituída de espécies  florestais nativas (Pau preto, Pau ferro, Umbaua) e exóticas (Pinho spp, Eucalyptus spp)

 

1.2 Economia e Serviços

 O Distrito de Marrupa seleccionou 3 vectores de desenvolvimento num leque de vários

produtos/serviços a destacar: Arroz, Milho e Feijões.

Marrupa é um dos distritos mais vastos e mais isolados de Moçambique. A agricultura é a actividade dominante e envolve quase todos os agregados familiares. De um modo geral, a agricultura é praticada manualmente em pequenas explorações familiares em regime de consociação de culturas com base em variedades locais.

 

1.3 História, Cultura e Sociedade Civil

O Distrito possui um Conselho Consultivo Distrital presidido pelo Administrador Distrital.

Conta, ainda, com 3 Conselhos Consultivos dos Postos Administrativos e 7 Conselhos

Consultivos das Localidades, com um total de 230 membros. Estes, reúnem-se, ordinariamente, 2 vezes por ano, para além das sessões extraordinárias que são convocadas sempre que necessário, com vista à discussão das diferentes etapas de implementação dos planos e balanços anuais sectoriais, apreciação e aprovação de projectos a serem financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Distrital, discussão de outros assuntos de interesse local, bem como a fiscalização das actividades.

 A população, devidamente mobilizada pelas autoridades comunitárias, participa activamente na abertura de estradas terciárias, que tem facilitado o escoamento dos excedentes agrícolas, na construção de escolas com material precário, casas para alguns Presidentes das Localidades e enfermeiros, na conservação de fontes de água, na denúncia de malfeitores e na localização de terrenos para vários fins socioeconómicos e culturais.

A religião dominante é a Muçulmana, praticada pela maioria da população do distrito.

Existem outras crenças no distrito, sendo prática corrente que os representantes das hierarquias religiosas se envolvam, em coordenação com as autoridades distritais, em várias actividades de índole social.

 

1.4. Demografia

A superfície do distrito3 é de 17.522 km2 e a sua população está estimada em 63 mil

habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional aproximada de 3.6

hab/km2, prevê-se que o distrito em 2020 venha a atingir os 78 mil habitantes.