Imprensa

“SUSTENTA” VAI IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO NAS COMUNIDADES NO NIASSA

Data: 04/08/2020
“SUSTENTA” VAI IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO NAS COMUNIDADES NO NIASSA

O programa Nacional de integração da agricultura familiar em cadeias de valor produtivo denominado “SUSTENTA” vai impulsionar o Desenvolvimento das Comunidades na Província de Niassa. 

Niassa, Província mais extensa do país com terras virgens e super fertís, vai conhecer um aumento da produção e a produtividade agrícola, uma vez que o “SUSTENTA” vai melhorar a qualidade de vida das familias rurais, atraves da promoção de agricultura sustentável.

O programa prevê o estímulo de investimento privado dentro das oportunidades que as cadeias de valores culturas estratégicas irão proporcionar;

Ainda prevê pacotes de estímulo ao sector privado para investimento na agricultura assim como a viabilização de linhas de financiamento de creditos bonificados no modo de parceria público-privado e a inclusão do sistema financeiro comercial para o efeito;

Esta abordagem será acompanhada de uma assistência técnica dedicada a implantação e gestão do negócio na fase de desenvolvimento nos campos de produção e o sector agro-industrial.

Com essas enormes oportunidades, esta claro que os produtores, irão ter um trabalho resiliente e contribuir significadamente no desenvolvimento das comunidades locais.

Ernesto Max Tonela, Ministro dos Recursos Minerais e energia que digiriu as cerimónias na Província de Niassa, enfatizou que uma vez que está província tem uma vasta extensão de terras arravéis e produtores experientes, vai contribuir significadamente para o aumento da produção e produtividade.

Tonela, apontou gergelim, soja, feijões, milho, macadamia, girassol e produtos de horticulas para prioridades de produção cuja o mercado esta à vista.

Para tal o Governo pretende incrementar extencionistas para fazer faces as técnicas de produção das culturas.

Tonela, garantiu que com o “SUSTENTA” o Governo espera até no final quinquénio 2020-2024, gerar opotunidades de emprego nas comunidades entre jovens e adultos para trazer outra visão encorajadora na área agricola; 

 Para o Secretário do estado na Província de Niassa, Dinís Vilanculo, sublinhou que com o lançamento do programa sustenta está convicto que a população da bela e rica Província que dirige, vai cumprir com as metas com sucesso.

  Dinís Vilanculo, assegurou que a Província de Niassa é a maior do País com cerca de 129mil km2 e dispoe aproximadamente 12.958.019,88ha de terra para diversos investimentos sendo que cerca de 2.807.621,16ha é terra apta para agricultura equivalente a 21,67% da área total da Província e possui 3 bacias hidrograficas nomeadamente: bacia do Rovuma, do Zambeze e do Lúrio com boa disponibilidade de água para os seus diversos usos, em particular para a prática sustentavel de agricultura.

“Em termos das boas condições de que a Província do Niassa é potencial, queremos encorajar aos produtores para acatarem as recomendações dos nossos profissionais do sector agrário no sentido de dar resposta a boa produção e aprovisionamento dos insumos agricolas, em torno do programa”-acrescentou Vilanculo.

O Governante, aproveitou a ocasião, para convidar a todos intervenientes da cadeia de valores a se envolverem cada vez mais no aumento da produção e a produtividade agrária aproveitando todas as oportunidades queira agro-ecologicas, fiscais, como aquelas oportunidades que são geradas pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário.  

Para Silva Rungo, Director do Serviço Distrital de Actividades Economicas de Sanga, sublinhou que a espectativa é enorme uma vez que o projecto vai suportar as cadeias de valor dos produtores a partir de insumos até agroprocessamento o que vai melhorar em termos de produção e produtividade.

Maria Abilio, Extencionista do Distrito de Mecanhelas, afirmou igualmente que o projecto vai melhorar a vida dos produtores uma vez que as machambas serão em bloco e com uma assistência satisfatória.