Imprensa

NIASSA INTENSIFICA OBSERVÂNCIA DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE COVID-19 NOS PONTOS CRÍTICOS

Data: 21/05/2020
NIASSA INTENSIFICA OBSERVÂNCIA DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE COVID-19 NOS PONTOS CRÍTICOS

As autoridades governamentais do Niassa, insta o Comité operativo Provincial de Emergência a intensificar a observância de medidas de Prevenção e Propagação nos pontos críticos.

Trata-se de mercados, nas máquinas automáticas das agências bancarias vulgo ATM’s, no aeroporto, nas cerimónias fúnebres, nos centros de saúde, nas fronteiras com os países vizinhos Tanzânia e Malawi assim como nas zonas limítrofes com as províncias de Zambézia, Nampula e Cabo Delegado, esse ultimo o epicentro das atenções.

 

Dinis Vilanculo, Secretário do Estado na província de Niassa formulou esse pedido na manha desta terça-feira na sala de sessões numa reunião que manteve com o comité operativo provincial de emergência com objectivo de fazer o balanço das actividades e esboçar  o plano para os 30 dias.

 

Vilanculo, saudou o trabalho maravilhoso desenvolvido por todas instituições dos sectores público e privados, parceiros e a sociedade civil na Província de Niassa.

 

Recomendou as autoridades municipais, para intensificar o trabalho de sensibilizar principalmente nos maiores mercados da cidade, nomeadamente: Mercado Central e de Chiuaula uma vez se constatar que uma boa parte dos munícipes, não observam as medidas de prevenção de covid-19.

 

Aqui, o  timoneiro instou a primorosa população a ficar em casa, saindo em caso de extrema necessidade e desincentivou a  aglomeração de pessoas.

 

Aconselhou aos transportadores semi-colectivos de passageiros a observarem as medidas de prevenção, sobretudo no distanciamento, uso de mascaras e produtos de pulverização ou de higiene na porta.

 

Elina Judite Massengele, Governadora da Província de Niassa, que fez parte na reunião, reiterou o uso constante da tendo detalhado que as não descartáveis, devem ser lavadas, deixadas secar e engomar com um ferro bem quente, como forma de prevenção mais segura contra o COVID-19.

 

Massengele, apelou ainda ao sector de saúde junto do sector de educação a criar mecanismos para a participação das crianças da zona recôndita a ficarem em casa, permitindo uma participação eficiente aulas televisivas.

 

Para Alberto Manuel, responsável do sector de saúde no Niassa, garantiu o executivo do Niassa, que todos pontos críticos estão precavidos colocando pessoal para testagem e envio de material para Lichinga e por sua vez enviar para a capital do país.

 

Egas Mazivila, delegado no Niassa, da inspecção Nacional das Actividades Económicas, no seu informe de trabalho, garantiu que irão continuar a trabalhar afincadamente nas normas emanadas pelo decreto Presidencial, no tange a prevenção do COVID-19 e a fiscalização dos preços em todos estabelecimentos comerciais e barracas nos mercados, para evitar a sua subida oportunista em agentes comerciais desonestos neste momento da Pandemia.

 

Ao terminar, o chefe máximo do Niassa, desafiou o comité operacional de emergência, a redobrarem as mangas, e intensificarem a observância das medidas de prevenção da febre viral nos pontos críticos, com maior atenção para as cerimónias fúnebres onde na sua sensibilização devem envolver autoridade comunitárias e religiosa pautando pelo uso das línguas locais como maneira de persuadir a comunidade.