Imprensa

“CLINICA + SAÚDE” VAI CONTRIBUIR NA MELHORIA DE SERVIÇOS DE CUIDADOS DE SAÚDE

Data: 04/08/2020
“CLINICA + SAÚDE” VAI CONTRIBUIR NA MELHORIA DE SERVIÇOS DE CUIDADOS DE SAÚDE

A nova Clinica + Saúde, recém-inaugurada no bairro de Sanjala, arredores da cidade de Lichinga em Niassa, vai contribuir na Prestação de Serviços de cuidados de saúde à população.

A clinica dispõe de uma sala de tratamento e pode oferecer cirurgia de várias intervenções e uma farmácia bem climatizada com farmacos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

O Secretário do Estado na Província de Niassa, Dinís Vilanculo que dirigiu a cerimónia de inauguração do empreendimento, destacou que para além de contribuir na melhoria dos Serviços de Saúde da população, vai aproximar cada vez mais uma parte consideravel dos habitantes da Provincia e Lichinga em particular.

Com objectivo de promover a valorização de todas as iniciativas comprometidas com o estado de saúde da população, Dinís Vilanculo destacou que a clinica é um marco histórico, na vida da população de Lichinga, pois representa mais uma realização dentro do Programa Quinquenal do Governo 2020 a 2024 com a colaboração dos parceiros rumo ao Desenvolvimento Economico e Social da Província.

“A Clinica vai contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde da população e reduzir as distâncias da população/unidade sanitária”-salientou Vilanculo.

O chefe máximo da Província, verbalizou que a cerimónia de inauguração da clinica acontece num momento em que o mundo e o País em particular, são assolados pela pandemia da COVID-19.

Porém, recordou aos profissionais da saúde e a população da Província de Niassa no uso rigoroso de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou cinza, evitar estar em aglomerados, de modo a garantir a prevenção da pandemia da COVID-19 que continua a perigar a vida da população.  

Vilanculo, sublinhou que a iniciativa é de capital importância para a Província no geral e reveste-se para aqueles que contribuíram directa ou indireitamente na materialização. Ainda este contributo vai ajudar a salvar mais vidas na província e descongestionar as grandes enchentes que se verificam em nossas unidades sanitárias.

A fonte que temos vindo a citar, aproveitou também a oportunidade impar para convidar aos presentes para fazerem um “check-Up” para cada um de nós, saber o seu estado de saúde.  

Edgar Assane, Director da clinica mais saúde sublinhou que a origem da infraestrutura foi lançada no conselho coordenador da Direcção Provincial de Saúde na altura que se realizou no Distrito do Lago, que desafiava aos presentes apostarem em serviços de saúde privado como forma de conter os esforços de Governo para prover os cuidados de saúde na Provincia.