Informação

O que são DPINAGE

Data: 22/08/2016

As Delegações Provinciais do Instituto Nacional do Governo Electrónico  (DPINAGE) são órgãos concebidos para a prestação de serviços na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas províncias. As DPINAGE são estabelecidos nas províncias pelo Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), em coordenação com os Governos das respectivas Províncias, a quem cabe a responsabilidade da sua gestão, tendo como meta a sua auto-sustentabilidade a médio prazo.

O número reduzido de recursos humanos na área das TICs, o acesso limitado à rádio, à televisão, ao telefone, ao computador, à Internet e a outros recursos digitais continua a constituir uma barreira ao uso desta potente ferramenta em prol do desenvolvimento do nosso país, com particular relevância da província e do distrito.

 

Assim, o estabelecimento das DPINAGE contribui para o aumento da oferta e da procura local de serviços na área das TICs e desenvolvimento de competências do sector público, sector privado e da sociedade civil no desenvolvimento de conteúdos e aplicações, reduzindo assim o fosso digital entre a cidade e o campo, onde reside a maioria da população.