Imprensa

Niassa perspectiva fomentar a produção de caju

Data: 14/11/2017
Niassa perspectiva fomentar a produção de caju

A província do Niassa procura lugar no pódio dos grandes produtores da castanha de caju do país e, para o efeito, perspectiva fomentar, na campanha 2017/18, esta cultura em seis distritos, nomeadamente Cuamba, Nipepe, Mecanhelas, Metarica, Maúa e Marrupa, na zona sul.

Segundo o director provincial da Agricultura e Segurança Alimentar do Niassa, José Varimelo, já foram entregues cerca de trezentas mil mudas de variedades diversas a jovens, associações e produtores de renome, e está na fase final a reabilitação e apetrechamento da primeira sede da delegação do Instituto Nacional de Fomento de Caju (INCAJU) nesta região, a funcionar em Cuamba.

A fonte referiu que os distritos eleitos para o fomento têm clima favorável para o rápido desenvolvimento das plantas.

O governador do Niassa, Arlindo Chilundo, que recentemente visitou o distrito de Nipepe, exortou as pessoas, principalmente os jovens, a aderirem à produção desta cultura porque, segundo ele, tem um mercado

competitivo.

Para permitir maior assistência técnica dos especialistas, de modo a conseguir bons rendimentos, Chilundo apelou ainda aos interessados e candidatos ao cultivo de caju para fazerem machambas em bloco, tendo garantido que estão criadas condições para o efeito, nomeadamente produtos químicos para combater o oídio, a principal praga do cajueiro.

“Estamos a convidar e oferecer mudas a pessoas interessadas, temos quantidade suficiente de mudas para produção de caju. Nas mesmas áreas onde estão ou se plantam cajueiros, podem-se produzir também outras culturas alimentares como milho, mandioca, pelo facto de esta se desenvolver em período de três anos”, explicou o governante aos camponeses de Nipepe.