Imprensa

NIASSA INTENSIFICA VIGILÂNCIA NOS POSTOS FRONTEIRIÇOS

Data: 15/06/2020
NIASSA INTENSIFICA VIGILÂNCIA NOS POSTOS FRONTEIRIÇOS

O Secretário do Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta os profissionais fronteiriços de Chissimbir no distrito de Ngaúma e de Mandimba a intensificarem a observação das medidas de prevenção da febre viral.

Este apelo foi manifestado na manhã de quarta-feira, no dia 27 de Maio, do corrente ano, na sua visita de trabalho aqueles pontos em alusão no âmbito de monitoria do cumprimento das medidas emanadas pelo decreto presidencial.

 

Aqui, o dirigente, exaltou o papel dos profissionais fronteiriços, com destaque aos funcionários dos  sectores de migração, autoridade tributária e a policia de regimento da fronteira afectos  naqueles pontos limítrofes ao saber que estão a trabalhar afincadamente no cumprimento das medidas de prevenção e o combate a propagação do COVID- 19

 

²Tencionamos que intensifiquem a observância de medidas de prevenção e o combate a propagação da febre viral, sobretudo na entrada dos estrangeiros no nosso solo pátrio ² - sublinhou Vilanculo.

 

O timoneiro da Província de Niassa, aproveitou o ensejo de solicitar o redrobramento de esforços na observância de medidas de precaução, uma vez que a vizinha República de Malawi encontra-se no processo de campanha eleitoral e pode haver comportamentos que concorrem para o alastramento da pandemia.

 

Na sessão do Governo dos Distritos alargado aos líderes religiosos e comunitários, o governante lamentou o facto de alguns países que não obedecem as medidas de prevenção, dai que exigiu os distritos, através dos líderes comunitários e religiosos na sensibilização nas comunidades, nos povoados e nos bairros, passando casa em casa fazendo chegar os detalhes de prevenção  da febre viral para evitar a sua propagação.

 

Os administradores, foram unânimes em afirmar o  comprometimento célere face a pandemia  sensibilizando a população se encontra na sua área de jurisdição.

 

Valério Muhava, oficial da Policia e responsável da de regimento da fronteira, assegurou o chefe máximo da província que a unidade que dirige esta levando a sério as medidas de prevenção e o combate da propagação  do coronavírus.

 

²Aqui só passam os camiões que transportam mercadorias depois de um rastreio perfeito² – revelou Muhava.

 

Momade Braz, responsável da fronteira da Localidade de Chissimbir no Distrito de Ngaúma, também garantiu ao chefe máximo do Niassa que vão apertar o cerco, de modo a fazer cumprir o decreto presidencial