Imprensa

Governador do Niassa, dobra as mangas e junta-se aos demais cidadãos na jornada de limpeza no Mercado Central de Lichinga

Data: 28/09/2016

O Governador do Niassa, Arlindo Chilundo, deu um exemplo, há dias, ao dobrar as mangas, para se juntar aos funcionários públicos e privados, em jornada de limpeza no Mercado Central da capital da província.

A jornada de limpeza, que antecedeu ao Dia Mundial do Ambiente, foi promovida pela Direcção Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural do Niassa, no âmbito da iniciativa “lixo no chão não”. A actividade foi bastante concorrida pela massa laboral daquela província, tendo sido demonstrado o processo de reciclagem do lixo.

Na ocasião, o Director Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural do Niassa, Armindo Chauque, disse que a jornada de limpeza constituía uma forma de ensinar a população o modo de selecção do lixo, mostrando que cada um dos três contentores devia levar seu tipo de lixo, num processo designado por “reciclagem”.

Intervindo na ocasião, o Director Provincial da Saúde do Niassa, José Manuel, afirmou que a jornada de limpeza pretendia, por outro lado, mostrar que com o ambiente salubre temos também saúde, razão pela qual se reuniu o útil ao agradável, e que aquela era uma espécie de transmissão do testemunho às comunidades, para que elas possam realizar a actividade de limpeza de forma rotineira.

José Manuel considerou ainda que com aquela medida, a província, que de forma cíclica tem registado casos de diarreia, poderá diminuir a eclosão de surtos nos próximos tempos, daí que convidou as massas a aderirem a actos nobres idênticos, sugerindo que nas diversas comemorações se possa incluir este tipo de actividade.

Por seu turno, Feliciano dos Santos, Coordenador da ESTAMOS no Niassa, clarificou que o movimento de limpeza se chama CACO, sendo de carácter nacional, onde a ideia consiste em consciencializar todos sobre a importância da remoçarão do lixo, que, segundo ele, merece a atenção, porque é um dos principais catalisadores de várias doenças.

Por fim, o Vereador para a área de Desenvolvimento Social do Município de Lichinga, Veriado Adine, disse que a jornada de limpeza, para o Município, significava um apoio, uma vez que, dada a força no terreno, o mercado iria funcionar em condições de higiene adequada, convidando desta forma,a aderência de mais comerciantes àquele principal centro comercial .